Sarau:Serão – Uma noite de cultura lusófona para todos

publico_birgitt2©Birgitt Markus

Os saraus, os Open Mic’s do mundo lusófono, são eventos onde cada um pode mostrar os seus talentos, seja teatro, música, poesia, spoken word, literatura ou filme.

O que primeiro foi bem aceito como movimento de cultura e resistência nas periferias das metrópoles brasileiras se espalhou e agora é popular no Brasil inteiro. E não só lá: já chegou também aqui em Colônia.

No terceiro ano em seguida, o Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia organizou um sarau com o título “Sarau:Serão – Os sons da língua portuguesa/So (er)klingt Portugiesisch”, oferecendo aos presentes muito divertimento dos quatro cantos do mundo.

O público, que consistia de pessoas de todas as idades, estudantes da língua portuguesa no ILB, amigos e familiares, brasileiros e portugueses que vivem e trabalham na Alemanha, interessados e curiosos, pôde desfrutar de um sarau planejado com um programa variado e delícias culinárias. Não faltaram coxinhas, brigadeiros e beijinhos, como também guaraná e, evidentemente, Kölsch.

Yanelvis e Markus, estudantes da faculdade, apresentaram o sarau com simpatia e habilidade, enquanto os nossos leitores Beatriz Medeiros e Albertino Moreira passaram em revista as atividades da ‘Semana da Língua Portuguesa’ com Mia Couto, Cheong Kin Man e Jamile do Carmo.

Em seguida, pôde-se assistir a um filme de curta-metragem enternecedor e fascinante sobre idosos portugueses da região rural do Porto, ouvir um pouco de samba brasileiro e admirar algumas cenas da peça de teatro “Daqui ninguém passa”, do grupo Lusotaque, que estará em cartaz em breve. Literatura também não podia faltar. Beatriz, por exemplo, anunciou a iminente visita da poeta angolana Ana Paula Tavares, que fará uma leitura e uma discussão com os estudantes, enquanto Úrsula Fleming recitou textos de Clarice Lispector e fez lembrar a morte da política Marielle Franco, através da leitura de um texto intenso, pedindo depois um minuto de silêncio.

Logo, houve mais música e canto e finalmente, terminado o programa planejado, o palco foi aberto para todos e cada um pôde participar à vontade nessa noite tão bem sucedida.

musicos_laura

©Fotos de Laura G. Ferreira, tradução de Laura G. Ferreira, Alexandra Röser, Birgitt Markus, Gianina Schäffauer, Vanessa Hofrichter, Elisabeth Niemöhlmann, Ingride Pereira E Raquel Simões

 

Advertisements

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden /  Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden /  Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden /  Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden /  Ändern )

Verbinde mit %s